sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Dêem-me Nove Razões

Se há filme que eu acho impossível de tornar num musical da Broadway é o do Fellini. O que é facto é que o fizeram. O que é facto é que fizeram desse musical um filme. (Já estão confusos?Só vai piorar antes de melhorar...) Enfim... Será que uma adaptação de uma adaptação funciona? Resposta: Não.
E é uma pena. Vamos lá a ver o que é que eles foram buscar.


  • Daniel Day Lewis - Dois óscares. Duas nomeações.
  • Nicole Kidman - Um óscar. Uma nomeação.
  • Judi Dench - Um óscar. Cinco nomeações.
  • Sophia Loren - Dois óscares. Uma nomeação.
  • Marion Cotillard - Um óscar.
  • Penélope Cruz - Um óscar. Uma nomeação
  • Kate Hudson - Uma nomeação.
  • Fergie - Ahm... Uma nomeação para um Grammy.
  • Rob Marshall - Uma nomeação.
  • Michael Tolkin - Uma nomeação.
  • Anthony Minghella - Um óscar. Duas nomeações.
  • Dion Beebe - Um óscar. Uma nomeação.
  • John Myhre - Dois óscares. Duas nomeações.
  • Gordon Sim - Um óscar.
  • Peter King - Um óscar.
  • Harvey Weinstein - Um óscar. Uma nomeação.
  • Peça de Broadway - Sete tonys. Onze nomeações.

TOTAL: Vinte e dois prémios. Trinta e uma nomeações.

Medo! Muito medo! Alguém se esforçou BASTANTE para ultrapassar o Avatar. OK. Isto é capaz de ser um dos maiores flops desde o Ishtar, visto que já está há um mês nos cinemas e só ganhou 20% do que custou à produtora.
OK.
O que é que há de mal?
Primeiro, começa com a ideia de fazer um musical cujo objectivo é fazer um estudo de personagem. O que provavelmente correu bem no palco não correu bem no ecrã. Porquê? Talvez porque eles tenham feito imensas alterações no guião. Não sei. O que é facto é que o resultado é um drama sem força e que se demora a acabar.
Em termos de som... para quem vem dum Avatar com sistemas de som e óculos giros, este som parece... abafado. Parece uma produção B. E está muito longe do Chicago ou do Moulin Rouge!. Agora estou a ouvir as músicas em casa e o musical podia ter sido MUITÍSSIMO melhor.
Mas o que me irrita é a sofreguidão de óscares que levou o filme a ser uma sucessão de déjà-vus do princípio ao fim. Toda a gente está a fazer o que já fez incontáveis vezes na sua carreira!


  • Daniel Day Lewis - Homem bem sucedido e bem perturbado. (O que é que ele está aqui a fazer? Ele é um excelente actor, mas mal sabe cantar!)
  • Judi Dench - Amiga mais velha, aconselhadora do herói e tolerante dos erros do mesmo. (Também não é assim uma grande cantora, ao que percebemos, mas essa já tem 75 aninhos e muito bem conservados)
  • Sophia Loren - A mamma. (E sempre diva)
  • Nicole Kidman - A estrela de espectáculo. (Muito desusada. APARECE NUMA CENA!)
  • Penélope Cruz - A mulher infeliz e instável que se tenta suicidar. (Boa. Mas recupera com uma má makeup)
  • Marion Cotillard - Mulher traída e ainda mais infeliz. (A única personagem pela qual se sente alguma compaixão
  • Kate Hudson - A chic americana (Cinema Italiano é uma cena só para o filme, e a única que consegue ter a energia de Chicago, o outro musical do Rob Marshall)
  • Fergie - Ahm... (Mas devora o cenário na canção Be Italian)
  • Rob Marshall - A ideia de apresentar as cenas de música como uma cena paralela num palco. (O Robbie tem estado a decair desde o Chicago... O Memórias de uma Geisha e depois este? Até tremo do que vai sair no Piratas das Caraíbas 4)

As únicas cenas que me parecem estar boas são Cinema Italiano, Be Italian e a Take It All. De resto é aquilo a que os ingleses chamam de lacklustre: uma coisa mal polida e desinteressante depois do que promete. E é peninha. Talvez o melhor tivesse sido passarem o musical por cá, em vez de fazer um dramalhão deprimente em que NÃO se gosta do protagonista nem coberto de glacé. Dêem-me nove razões porque este filme falhou. Eu digo que este filme é o estudo de um flop. Enfim. Estar a dizer o chato que é este filme, é estar a chover no molhado. Quanto é que lhe dou? 3

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