quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Letra “A”

A GRIPE DAS AVES VEM AÍ! SOCORRO!!! ALIÁS! DOS PORCOS!!! A GRUIPE SUÍNA VEM AÍ!!!
Agora, quem está preocupado sou eu. A gripe suína já atingiu a blogosfera (acho que é a primeira vez que digo esta palavra), ou pelo menos a parte da blogosfera que eu leio (OK, o Kaos já tinha falado, mas foi por causa da Manuela Ferreira Leite, e isso não conta). O Nuno Markl vai evitar, a partir de agora, o cinema, o comboio, os corrimões e outras coisas começadas por C, pois pode apanhar o vírus da Gripe A. Não por sua causa, mas por causa da sua mais recente aquisição: o filho.
E eu pergunto-me: Será preciso viver a vida como se fosse o 28 Dias Mais Tarde? Não vale a pena, digo eu.
E porquê? Porque esta coisa da gripe suína é uma doença que se pretende mortífera, mas que não mata ninguém.
Então vejamos. Desde Abril (há 19 semanas), já morreram... 1877 pessoas de Gripe A, 1877 das quais já estavam a morrer de outras doenças. Parece um número grande? Hmfff... Se fosse só em Portugal, já começaria a pensar duas vezes antes de dar beijinhos a corrimões. Agora... Por todo o Mundo... Por favor! Sejam um bocadinho menos histéricos...
Mas, por vamos ver este número comparado com outros. No total, já foram infectadas 221166 pessoas. Isto significa que a taxa de mortalidade desta doença é de... 0,8%. UUUI! Que MEDO! Vou já fugir para o Darfur, porque a Gripe A não se dá bem com o calor. 0,8%? Já não vou pregar olho esta noite. E já agora! Em estimativa, morreram 21 milhões de pessoas desde Abril. Só 1877 foram de Gripe A. Han?! E pensar que, desde Abril, morreram 600 000 pessoas de diarreia. É claro que disso ninguém fala, primeiro porque é uma maneira estúpida de se morrer. E depois porque é “doença de preto”. Alguém fala nisso? Não me parece. No entanto é a sexta causa de morte no mundo, atrás de enfartes, aneurismas, pneumonia, efizema pulmonar e SIDA. Morrem dez vezes mais pessoas de leishmaniose (sim, a doença dos cães) do que de gripe suína. E, no entanto, as pessoas mais facilmente têm cães em casa do que porcos. Morrem 180 pessoas de poluição atmosférica por cada 1 que morre de Gripe A. Alguém se afasta a correr das bombas de gasolina? Não. Morrem 36000 pessoas por ano de gripe normal (que é também Gripe A) e não se fala nelas. Agora, não me venham falar em Gripe A.
Só posso chegar a uma conclusão: Mais vale estarem preocupados em erradicar doenças com grande taxa de mortalidade como o ébola, a tuberculose, a diabetes ou a malária do que estarem todos preocupados com uma doença que tem uma taxa de 0,8% de mortalidade e representa 0,009% das causas de morte no Mundo. OK? E, assim, vai toda a gente feliz para casa.
E nunca se esqueçam: Não levem a vida muito a sério, nunca se sai dela vivo...

Sem comentários: