sábado, 28 de março de 2009

Hora do Conto™

Há uns tempos atrás deparei-me com uma relíquia literária descoberta nos confins do meu armário: A Agenda do Jogador 2004! UAU! E foi hoje que decidi dar uma vista de olhos pela Agenda. E eis que descobri o texto que apresenta o KINAS™! Sim, aquele tipo que tem a cabeça em forma de rocket que foi a mascote do Euro 2004. Tem uma história TÃO COMOVENTE!!! Isto é de tal maneira sacarino que começa a saber a diabetes a meio da história. Vale a pena ler. Os comentários entre parêntesis e sem itáico fui eu, hã?!

I - Um rapaz chamado Kinas
Era uma vez - não há muito tempo - uma pequena e remota aldeia Portuguesa que acolheu um evento muito particular: o nascimento de um rapaz destinado a grandes feitos. No dia em que ele nasceu, todas as constelações se juntaram nos céus e concordaram em conceder-lhe um dom muito especial - o talento e o conhecimento de todos os grandes jogadores da história do futebol, passado e presente. Baptizando-o KINAS, os seus pais quiseram assinalar esse dom, escolhendo um nome com uma ligação próxima a um símbolo português importante, os cinco escudos do brasão nacional. Esse nome transformou-se, a curto prazo, numa marca registada, passando a escrever-se KINAS™.
(Que bonito! O menino recém nascido de uma aldeia ainda mais perdida no Mundo que Pitões das Júnias ficou "a curto prazo" transformado numa trademark! Eu gostava de ouvir histórias de adormecer deste género. Eu adorava a história da Enron... Nunca me esqueço daquelas frases mágicas: "Alvo de diversas denúncias de fraudes contábeis e fiscais e com uma dívida de 13 biliões de dólares americanos, a ENRON™ pediu concordata a Dezembro de 2001". Ah... A infância...)

II - Futebolista de palmo e meio
Desde tenra idade o génio de KINAS™ começou a mostrar as características de um óptimo futebolista. Levava consigo uma bola de futebol para onde quer que fosse e começou a chutá-la antes mesmo de aprender a andar. À medida que cresceu e começou a jogar, o dom celestial e mágico cresceu consigo. Sempre que um futebolista famoso executava uma grande jogada - em qualquer altura ou lugar - tornava-se automaticamente parte do fantástico repertório de KINAS™ e das suas fabulosas capacidades. Espectaculares remates de cabeça, inacreditáveis volleys e inspirados passes eram parte da gama de talentos de KINAS™, fazendo dele um jogador cada vez maior, melhor e mais forte.
(A história fica cada vez melhor. Um menino que magicamente plagia outros jogadores... A única outra coisa que conheço parecida com a deste Kinas™ é uma esponja... ou a biografia do Mussolini que apanhei num obscuro livro italiano do início da década de 40.)

III - Inseparável da bola
Na aldeia, KINAS™ jogava futebol a qualquer hora e em qualquer sítio: no recreio da escola, no campo local, na rua com os seus amigos, (na casa de banho, na cama, no cemitério, na loja da Vista Alegre, que permanecia "Alegre" até ao momento em que a bola começava a rolar) usando as malas dos livros como postes de balizas. Em cada jogo, tornava-se mais talentoso, entusiástico e corajoso, combinando as jogadas que magicamente tinha aprendido com os jogadores pelo mundo fora através do seu talento natural, para inventar truques nunca antes vistos, que apenas ele conseguia executar. A sua criatividade e imaginação permitiam-lhe copiar jogadas extraordinárias, passes e volleys, e torná-los seus. A sua capacidade de finta era tão boa que parecia impossível separá-lo da bola.

IV - Ídolos em sonho
À noite, na cama, KINAS™ sonhava tornar-se um herói como os seus ídolos, Eusébio e Figo. Bastava pensar neles para ter um sorriso no rosto (Cá para mim, o Kininhas™ era um bocadinho panisgas). De vez em quando, ia até ao estádio mais próximo (Note-se que ele estava perdido no meio do Marão), esgueirando-se sem ser notado. Lá, sozinho no campo, fechava os olhos e sonhava um dia jogar nesse mesmo local. Conseguia imaginar o som da multidão, a chamar o seu nome.

V - Jogar por prazer
À medida que o tempo passava, foi ganhando reputação entre os amigos como sendo alguém que corria riscos, disposto a fazer sacrifícios para melhorar o seu jogo (quanto a vida pessoal... ZERO). E mais, gostava de ser parte de uma equipa e deliciava-se em testar as suas capacidades, destreza e habilidade contra outros. KINAS™ percebeu rapidamente que o importante era jogar futebol, e não ganhar ou perder. A sua espantosa habilidade e grande desportivismo eram um modelo para quem o visse jogar. Mostrava que o grande futebol exigia concentração, dedicação e determinação mas, acima de tudo, provou que deveria ser divertido para toda a gente, tanto jogadores como adeptos, dentro e fora do campo (normalmente quando há adeptos dentro do campo, não é, geralmente um momento divertido, mas tudo bem).

VI - Habilidade fantástica
Os seus dotes foram além de lhe proporcionar uma fantástica habilidade no campo de futebol. Através da magia do seu celestial dom, KINAS™ adquiriu uma personalidade entusiasta e agradável, que encarnava a energia, espírito e divertimento do desporto. Não era, de modo nenhum, uma caprichosa ou arrogante super-vedeta (como nenhuma princesa dos contos de fadas). Tinha em si uma naturalidade casual, desafectada, curiosa, dinâmica, optimista e, no entanto, brincalhona e despreocupada (reparem que é "no entanto"... "ele era perfeito, no entanto, ele ainda era mais perfeito"), sabendo quando e como se podia divertir, ouvindo música, indo a festas e estando com as pessoas, emprestando ao ambiente um sentido de divertimento e de festa. (Foi por esta altura que eu tive de me injectar com insulina).

VII - Sem preconceitos
KINAS™ tornou-se imparcial e sem preconceitos. Porque sabe que o futebol é um desporto para todos. E é totalmente genuíno no seu amor pelo jogo e acredita na capacidade de toda a gente, de todas as idades e a qualquer nível. O grande futebol é determinação e trabalho. Trabalhar duro. Jogar a sério. Dar sempre o seu melhor. Estes são os lemas, de acordo com KINAS™, que distinguem um campeão de um vulgar jogador de futebol. (Para que é que eu terei de continuar?...)

VIII - O mundo do futebol
Por um lado, KINAS™ acredita que o futebol é mais do que um jogo. É um meio de transmitir amizade, boa vontade, compreensão e paz através de fronteiras políticas e culturais. Sabe que um dos aspectos mais maravilhosos do futebol é o facto de, onde quer que se jogue, se estar ligado aos adeptos em todo o mundo. Por outro lado, também possui suficiente bom senso para saber que, apesar de o futebol ser um grande desporto, é apenas um jogo e deve ser apreciado como tal. Para KINAS™, o campo de futebol é uma metáfora para resolver conflitos, não para os criar. É isso que faz dele a mascote para o UEFA EURO 2004™ em Portugal! (Agora, os ™'s começam a enlouquecer porque o Kinas™ encontrou um primo...)

IX - Presença importante
Com os seus dons celestiais e personalidade conquistadora, a presença de KINAS™ no UEFA EURO 2004™ aumenta o prestígio do evento. O UEFA EURO 2004™ é, claramente, o evento futebolístico a não perder para quem quer ver os melhores jogadores, as melhores jogadas e o melhor futebol. KINAS™ expressa o espírito do futebol europeu e procura elevar o desporto que ama a um nível que possa ajudar a unir países e pessoas.

E eu™ gostava de saber porque é que o Kinas™ tem o nome™ escrito com "K"™? Han™??? Alguém me explica? Sendo uma aldeia™ protegida do Mundo™ por dez horas™ de caminhos de cabras™, como é que os pais™ sabiam das quinas™ da bandeira portuguesa™? Para não falar da letra™ "K"™... que é comum na língua portuguesa™... pelo menos nos SMS's™.
E porque é que se tem de por um TM™ sempre que se fala na porcaria™ do Kinas™. Ele é um Deus™? Também teremos de O referir com maiúsculas™? Para™ quê™?
Agora, adeus™, que eu™ tenho™ coisas bem™ mais™ interessantes™ para™ fazer™ do™ que™ vos™ aturar™. O™K™?™ ™O™K™...™ ™V™á™...™™™™™™™™™™™™™™™™™™™™™™™™™™™™™™™™™™™™™™

Sem comentários: