domingo, 22 de março de 2009

Silêncio


Acabei precisamente agora o meu quarto guião de cinema. Chama-se Silêncio e é o meu primeiro guião em muitas coisas. É o meu primeiro guião em que aparece uma pessoa a morrer onscreen (melhor dizendo, a morrer, porque a única outra morte nos meus guiões aconteceu no final do século XIX e não conta como "morte"). OK... Está bem. Morrem 12 pessoas onscreen e 5 offscreen. E que mortes! 7 queimados, 4 envenenados, 2 defenestrações, 2 apunhalados, 1 afogado e 1 enforcado. Mas isso não conta.
Também é o primeiro a ultapassar as 100 páginas pautadas (das dos cadernos) e manuscritas a preto (144 páginas). Foi um parto difícil. Demorou sensivelmente 1 ano a ser escrito. O meu primeiro guião demorou uma semana a ser escrito, mas também só tinha 32 páginas e era muito mais directo que este.
E é o primeiro a passar-se totalmente no estrangeiro (Londres, se quiserem saber).
E, sim, aquele logótipo foi inventado por mim e feito no muito primitivo Paint.
E aqui vai a sinopse da história.
.
Londres, 2016. O Saint Claire's College vai celebrar os seus 150 anos de existência com vários eventos e um deles é o jantar de Antigos Alunos. Arthur Slipher e a sua mulher Rachel Crane, antigos namorados dos tempos de escola vêm à festa e reencontram muitos amigos. No entanto, o antigo rival de Arthur, Daniel Rager também está lá, juntamente com o seu Grupo. O Grupo era uma espécie de máfia criada por Daniel que aterrorizava os alunos e se vingava cruelmente de todos os que se metiam à sua frente.
Durante o jantar, o pavilhão em que eles se encontram é selado e uma voz anuncia, pelos altifalantes, que estão a ser raptados e que, se alguém tentar sair, ou se ninguém pagar o resgate, as bombas colocadas no pavilhão irão ser detonadas.
Do lado de fora a polícia com a ajuda de Afonso um repórter da CNN de origem portuguesa (personagem de mais outras duas histórias minhas: Reflexos e O Observador.) tenta arranjar uma maneira de passar pelo meio das armadilhas colocadas pelo misterioso raptor.
Do lado de dentro, Arthur, os seus amigos e o Grupo são forçados a unir-se para descobrir quem é que começou a atacar e a matar as pessoas que parecem estar involvidas no historial de atrocidades cometidas pelo Grupo e evitar que se instale o pânico no Pavilhão.
.
Se eu pudesse realizar esta história denro de 10 anos, meteria algumas estrelas no cast.
.
Arthur - Daniel Radcliffe
Daniel - Zac Efron
(Estes dois, porque estou em pulgas para ver como é que se sairíam com um papel totalmente diferente do que estão habituados a fazer).
Rachel - Emily Browning
Vincent (o melhor amigo de Arthur) - Thomas Sangster
Charles (um membro do Grupo que vai enlouquecendo ao longo da história) - Tom Felton
Lt. Stryker - Cillian Murphy
Capt. Beckett - Famke Janssen
(Estes últimos são polícias, caso ainda não se tenham apercebido).
.
Só não tinha era lugar para o Ian McKellen... pena... Agora tenho de voltar ao meu 3º livro e a Lisboa porque amanhã é dia útil, não sei bem para quem, mas é útil.

Sem comentários: