terça-feira, 31 de março de 2009

Os Críticos Devem Estar Loucos

Slumdog Millionaire... Para além de Jamal Malik e o irmão Salim terem tido uma vida desgraçada, ainda têm de levar com os idiotas dos críticos portugueses em cima... Isto realmente...
Mas TÊEM OS OLHOS NA NUCA?! Slumdog Millionaire é a surpresa da 7ª Arte do ano juntamente com WALL-E e The Dark Knight (que não é nada comparado com esta maravilha cinematográfica). E eu a pensar que o Danny Boyle nunca mais seria capaz de nos trazer um filme como Milhões. Agora peço mil-perdões e rendo-me às evidencias. Este é um realizador que merecerá, dentro de uns anos, se continuar assim, estar ao lado de Francis Ford Copolla, Clint Eastwood e Steven Spielberg. Agora é torcer para que este génio não se inebrie com o sucesso de Slumdog Millionaire.
A história em si é simples. Jamal Malik é um rapaz dos bairros de lata (daqueles com "RIN" entre o "T" e o "A") de Bombaim. Ele concorre ao Quem Quer Ser Milionário e está a uma pergunta do fim do concurso (sim, aquele que era apresentado pelo Jorge Gabriel.). Mas o apresentador suspeita que Jamal esteja a fazer batota e entrega-o à polícia, onde ele é submetido a vários métodos de tortura para saber quem é que era o cumplice. Fartos de não lhe conseguir arrancar nada, sentam Jamal à mesa do comissário da Polícia para saber como é que ele sabia as respostas todas.
E, a partir das perguntas, vamos conhecendo a terrível história de Jamal, do seu irmão Salim e da mais bela mulher do Mundo: Latika (que, estranhamente, tem o nome de Freida Pinto e que, de facto, é REALMENTE bonita e mete um pobre diabo como a Angelina Jolie a um cantinho).
Podemos dividir o filme em três partes, respectivamente, a infância, a adolescência e a vida adulta dos protagonistas. A primeira parte é sem dúvida a mais violenta. É como um acordar duro. Depois a segunda parte é talvez a menos interessante do filme, mas também a mais cómica, para uma pessoa suportar o choque que vem a seguir. A terceira é incrivelmente dramática e tensa. E, a coroar o filme temos, ao jeito de Bollywood uma coreografia de dança em que entram todos os membros do filme, incluindo os mortos (tenho a certeza que vi lá o Maman).
Quanto ao casting, está surpreendentemente feito. As crianças que fazem de Jamal, Latika e Salim em miúdos são, de facto, amorosos, mas, sobretudo por parte de Salim, conseguem dar vida às personagens. Na segunda parte, o crédito vi para o actor que faz de Jamal. Na terceira, os actores estão todos ao mesmo nível.
Só mais um ponto. Eu acho extremamente perturbador o facto de o actor que faz de Maman fazer lembrar um Michael Jackson antes de ele ter conhecido o bisturi.
Por mim, dou-lhe 10!!!

Sem comentários: