terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Classificação Marada

Fui ver este ontem. Sim, senhor, Henry Selick, a adaptação estava muito bem feita e o Wybie foi um bom acrescento. E vê-se que ele estava a contar com isto da animação em 3D. Ele deliberadamente usa e abusa dela (o comboio onde vai a molheira, a agulha a entrar no botão). A música do desconhecido Bruno Coulais consegue ser precisamente aquilo para o qual foi feita: é inquietante ouvir as criancinhas a cantar coisas ininteligíveis. E é claro, o fantástico Neil Gaiman que escreveu a história na qual este filme é baseado. E eu fiquei espantado com o detalhe de animar cada cabelinho por si só. Este é o mais longo filme de animação jamais feito em claymation (que é o nome técnico “feito com bonequinhos de plasticina”) e é assustador. Não há gore no filme, se é a isso que se referem, apesar de se falar em arrancar e coser botões aos olhos. Mas o terror é psicológico. Há imagens que são demasiado assustadoras para uma criança, como por exemplo o momento em que Coraline vê as roupas do Wybie a servirem de bandeira. Por isso, senhores da classificação, lá por um filme ter sido traduzido (e bastante bem, Nuno Markl) para português, não lhe dá automaticamente uma classificação para maiores de 4! Ao menos vejam o filme antes de lhe dar uma classificação. Isto é daqueles filmes que caem na categoria hipotética dos Maiores de 10. Eu, quando fui ao cinema, não ouvi nenhuma criança a rir-se. Aliás, quando saíram, as crianças que vinham todas contentes, pareciam uma multidão de Samaras. Por isso… Maiores de 4? Não, mesmo. À parte disso, dou-lhe um .

Sem comentários: