sábado, 6 de dezembro de 2008

Bons Augúrios

É desta! É desta que Portugal vai ser da crise! E graças a quem? Ao nosso muito bem amado primeiro ministro! Pois sim, esse nome de peso a nível mundial na construção civil. Sim. Ele foi nomeado, nem mais nem menos, como o 6º mais elegante do Mundo pelo El Mundo. Benditos liftings, benditas sessões de jogging à volta da Praça Vermelha. Deu resultado com o nosso primeiro-ministro. Qual George Clooney, qual carapuça. Devia ser o Sócrates a fazer o anúncio do Nespresso. Só iria estragar o anúncio porque ele não perceberia que as mulheres estavam a falar no café e insistiria com elas que de facto era dele que elas estavam a falar até que teria de ser escorraçado do café, aliás, coffeeshop, porque somos muito finos.
O nosso Sócrates, assim que soube da notícia saiu a correr do cabeleireiro e foi a correr pela rua abaixo a dar "hurras", sem se lembrar que estava a fazer um penteado para entrar no concurso de imitadores da Beatriz Costa . Foi estragar logo a surpresa pois bateu com o nariz no Moita Flores, que fazia parte do júri do concurso, pois ele tem uma pós-graduação em penteados e um doutoramento em sobrancelhas.
Sócrates está à frente de pessoas como: Jude Law, o Kyril da Bulgária, (incrivelmente) Nicholas Sarkozy ou até, esse sex-symbol da política internacional: o princípe Charles. Só lhe passaram a perna pessoas como o Brad Pitt, o Roger Federer (que, de facto, tem um queixo espectacular para pendurar guarda-chuvas), o Barack Obama (sem dúvida por causa do seu magnífico bronzeado), o Haakon da Noruega (não acham fantástico os espanhóis a premiar membros de monarquias? Ele é Haakons, Kyrils, Charles, Sócrates... este último bem queria, mas ainda era capaz de dar num 14 de Julho à portuguesa e isso não queremos). Mas o xuxuzinho do ano foi o Karl Lagerfeld que tem os ossos mais espectaculares de todo o sempre. Consegue superar o Saramago, por muito incrível que pareça.
Claro que quem faz escolhas destas depois tem textos fantásticos como este que se recomenda ler na íntegra (desenvencilhem-se se não souberem espanhol):

El primer ministro luso, José Sócrates (Portugal, ı957) representa una nueva clase de políticos en Portugal: joven, dinámico y seguro de sí mismo. Es el primer socialista que ha obtenido una mayoría absoluta para su partido en los 30 años de democracia. Y no es casualidad, sino fruto de una personalidad que ha cautivado a los portugueses con su discurso directo y sus intenciones de cambiar el país. Una de sus grandes aficiones es el jogging. Corre cada mañana y, desde que entró en vigor la ley antitabaco en Portugal, se ha comprometido a dejar de fumar. Justo después de que la prensa se escandalizase porque Sócrates se fumó un cigarrillo en un vuelo privado. Pidió disculpas, porque a pesar de los que dicen que es un hombre arrogante e irritable, también sabe dar su brazo a torcer. Es sobrio, como su política de contención presupuestaria, gracias a la cual el país ha reducido el déficit público de forma drástica. Su popularidad no cae. A pesar de todas las manifestaciones, los portugueses respetan al hombre riguroso, con trajes oscuro Armani, corbatas granate y pelo canoso, pero no por ello con menos estilo.

"Apesar de todas as manifestações, os portugueses respeitam o homem rigoroso, com fatos Armani etc. etc. etc." Mas esta cronista vive aonde? Nem sequer deve viver em Espanha, deve viver entre Júpiter e a Ursa Maior. então, quando correram com o Luís XVI tiveram o máximo respeito por ele. Até lhe apresentaram a solução mais rápida para acabar com as dores de cabeça... separaram-no dela e pronto. Nem as Aspirinas. "A sua popularidade não cai". De facto, já não cai... Porque não tem por onde cair. Já há milénios que anda no vermelho. Só ainda há votos no PS, porque os únicos concorrentes directos andam sempre a tareia uns com os outros. E mal por mal...
Adeus... Passem bem.

Sem comentários: