sábado, 13 de dezembro de 2008

Frustração Musical 3 - Problemas Imobiliários

Outra música (e isto vem a propósito dos anúncios dos classificados) que me mexe com os nervos é outro hit da música nacional chamado: “Pequeno T2” do Ricardo Azevedo (tem menos garra que Serafim Borges mas mesmo assim ainda se presta para qualquer coisinha). Quer dizer… Esta música é sobre um tipo que está farto de viver em casa dos pais e quer arranjar um apartamento só dele. E reparem na letra.
Começa assim: “Eu sonhei que o mundo estava a acabar” É verdade. Ele tinha arranjado uma carreira musical. É um sinal do fim dos tempos. Até aqui tudo bem. “E isso fez-me pensar / Em tudo o que me resta fazer / Lamentei tudo o que não fiz”. Mas ele está assim TÃO VELHO?! Mas ele nasceu em 1977! Quando ele escreveu esta música tinha 30 anos! Bem sei que para muitas pessoas que eu conheço é pouco menos que o dobro da idade delas, mas… Ele tem, em média, mais 45 anos pela frente! E, no entanto já está a dar numa de My Way à portuguesa? E eu digo “à portuguesa” porque isto não tem ponta que se compare com a versão do Sinatra.
Agora, AGARREM-SE porque vem aqui o peso pesado da música. Leiam depressa porque se demorarem mais do que 4 segundos com os olhos aqui pousados pode causar cegueira temporária. Pelo menos das duas vezes que eu li a letra tive de ficar quietinho durante um quarto de hora até que passasse. Cá vai: “Vou fintar qualquer obstáculo / Para concretizar os meus sonhos.” Raios! Está acom ecçar outrsvex! Um segjume9,,, OK. Isto é chato. Agora eu tive de pedir à pessoa mais próxima de mim para escrever aquilo que eu estou a ditar, só para vocês não estarem a olhar para o ar durante um quarto de hora… Isto é assim. Em poucos segundos temos uma letra que tem duas das palavras listadas no “Compêndio de Palavras Estúpidas que Podem Ser Postas numa Canção”. Elas são “Obstáculo” e “Concretizar”. Ler este compêndio daria jeito a muitos músicos. É muito completo, vai desde “Abrécula” a “Zigossomático”. Já agora, a outra música também tem várias: “Alcatrão”, “Férrea”, “Tosca”, “Polícia” etc., etc., etc.. Quer dizer, quem é que vai por “Concretizar” ou “Obstáculo” numa música??? Se isto fosse um rap ainda passava porque eles falam tão depressa que uma pessoa não percebe dois terços do que eles dizem. Também, falar depressa não é propriamente uma música… Mas pronto.
Enfim. Depois vem o refrão… O que é que posso dizer sobre uma música na qual o tipo diz que vai virar a vida de pernas para o ar. E o que é que ele faz? Vai viver para o Burundi? Vai inscrever-se na Força Aérea? Vai subir o Big Ben pelo lado de fora sem equipamento de escalada? Vai nadar até à Nova Zelândia? Vai trabalhar para a UNICEF? Não. Vai comprar um T2. Se bem que se for um T2 na Amadora, de facto seja como ir viver para o Burundi… mas não vamos exagerar! Agora vêm os caprichos. Tem de ter vista para o mar… Ahm… e tem de ter um jardim. Um apartamento COM JARDIM! Mas o que é que este tipo anda a tomar? De certeza deve ser a mesma coisa que o Serafim (amei o nome) anda a experimentar. Ou então o T2 é no Rés-do-Chão e aí tem jardim… e um alarme super-sofisticado, um guarda à porta, três dobermans a patrulharem a casa, uma porta blindada e paredes mais grossas que as do Forte Knox, só para terem a certeza que não são assaltados. Pois, que Portugal anda pelas ruas da Cova da Moura, com dez assaltos a bombas de gasolina por dia. E ainda quer um carro com tecto de abrir! A capota feita de titânio sem dúvida, para ter a certeza que ele não desaparece ainda antes de sair do stand, sem dúvida…
Isto, para não falar que é aqui que está o melhor verso que eu já alguma vez ouvi: “Um pequeno T2 / Onde podemos viver os dois.” Ou seja: T2 pode rimar com o quê? Com DOIS! Nem o Luís de Camões se lembraria desta! O Avô Cantigas deve estar a roer-se de inveja com esta rima. “Como! Como é que aquele idiota consegue fazer rimas ainda piores que eu? Se eu me tivesse lembrado daquela, tinha feito o anúncio para o Millenium e ainda tinha ganho mais massa!”
Mas o melhor ficou para o fim. O idiota do Ricardo Azevedo diz que: “Só me falta arranjar um emprego.” Mas quem é que este tipo pensa que é? Só por ter feito um anúncio para o Millenium pensa que é o filho do Jardim Gonçalves? Para teres dinheiro para arranjar uma casa é preciso ter um emprego… e depois precisas de poupar muito e talvez, lá para os 65 anos consigas arranjar uma casa, OK? Mas onde é que este tipo estava com a cabeça para pensar que conseguia arranjar uma casa para estar com ela, só com ela… Eu acho, que para as expectativas económicas dos portugueses, sinceramente, isto teria de ser alterado para “Uma pequena arrecadação” ou “Um pequeno banco de jardim”.

Fiquem com a música (e o vídeo, que é dos bons. Só para começar, com tanto abanar a cabeça, o cérebro do Ricardo já deve ter ido à casa de banho vomitar):



E com a letra:

Eu sonhei, que o mundo estava a acabar
E isso fez-me pensar
Em tudo o que me resta fazer
Lamentei, tudo o que não fiz
Vou fintar qualquer obstáculo, para concretizar
Os meus sonhos

Apenas...
Tenho que virar
A minha vida de pernas para o ar
E procurar, uma casa
Para eu morar

Um pequeno T2
Onde podemos viver os dois
Com vista para o mar e um jardim
Um carro com teto de abrir

Só, me falta arranjar um emprego
Para poder estar contigo
Só contigo...
Vou tentar...
Encontrar!!

E eu vou tentar encontrar uma música que não faça doer a cabeça. Adeus.

Sem comentários: