sábado, 27 de dezembro de 2008

Frustração Musical 5 - Going Global

Isto realmente, a música portuguesa anda pelas ruas da amargura. E eu estou a falar na portuguesa para não falar na estrangeira, que muita dela também serve para ensebar bem as orelhas. Tomemos como exemplo – muito rapidamente, para podermos seguir para a música nacional – o You’re Beautiful do James Blunt.
Basicamente, esta música é tida como uma das mais românticas do momento (que já foi há uns tempos atrás, mas pronto). Eu pergunto: Porquê? Se vocês lerem a letra da música, ela é TUDO menos romântica. Para não falar que tem o inevitável “Lalalalalalala” que é a parte da música apropriada para encher chouriços. Mas, voltando à parte do “romântica”, também o digo porque, de repente, estamos a ouvir a música, um ambiente muito romântico e tal, flutuar sobre as nuvens e coisas no género e o tipo diz: “f#cking”. Sem mais nem menos! Podem já atirar o momento romântico para o caixote do lixo. Apareceu a Selina Kyle com o spray preto e pintou um “X” no cor-de-rosa (para mais informações, ver http://www.youtube.com/watch?v=u3hl3hSa1lc)
. Quer dizer, o amor, os passarinhos, os cupidos e o “f#cking”… A coisa mais romântica que se pode pôr numa canção de amor! Mas é o mesmo que de repente, um português, numa balada de amor escrever m… vocês percebem a ideia. Mas, não é tudo. Vejamos o contexto em que a palavra vem. “She could see through my face that I was f#cking high”! Tradução: Ela podia ver pela minha cara que eu estava a voar alto. Ou então: Que eu estava com uma pedrada do (preencher o espaço em branco) . E chegamos ao ponto a que eu queria chegar: A história por detrás da música.
Era uma vez um James Blunt, daqueles que cantam, que estava num recanto escuro do metro de Londres, depois de ter fumado um cigarro de… chamemos-lhes coentros. Então ele vê que, do metro que acaba de chegar, está a sair um par de namorados. E a gaja era PODRE DE BOA! E o nosso James Blunt fica a olhar para ela esgazeado, como se ela fosse a última mulher no planeta inteiro. E é claro, isso chama a atenção da rapariga, que, como qualquer rapariga que se preze gosta de ser admirada. E ela sorri-se! E ela pensa: “Eu sou a mais bonita!”. E o James Blunt pensa: CENSURADO! E ela consegue arrasar com o cérebro do James Blunt que o tipo fica a dizer baboseiras e a babar-se para o chão, com os olhos presos pelos nervos, já fora das órbitas, tipo óculos de carnaval. E já nem sabe o que quer (porque ele é um tipo muito sozinho, vive rejeitado) e começa a congeminar um plano qualquer na mente dele que acaba por degenerar numa tablette de avenidas moídas com corrente trifásica. E quando ela desaparece, está o tipo estendido no chão, feito um trapo com língua e um pezinho a tremer e a esmalditar-se porque nunca a vai… Bem… E o nosso James Blunt, regressou a casa, fumou mais uns quantos coentros e viveu infeliz para sempre. Fim da história. Adeus crianças. Sonhos cor-de-rosa. Beijinhos. E cuidado com o papão! Têm a shotgun aí ao lado, para o caso de ele aparecer…
Não me digam que isto é romântico! Quanto muito é a paranóia de um tipo que sempre viveu rejeitado! E com o qual as raparigas se fartaram de gozar na escola por ele não valer um caco!
Agora, que já estoirei qualquer possibilidade de muitas das raparigas que conheço me voltar a dirigir a palavra, voltaremos, então para a música portuguesa no próximo Frustração Musical. Mas não sem antes dizer: “Vocês podem chorar! Podem gritar! Podem-me voltar as costas, de hoje em diante! Mas eu digo: «Adeusinho! Há mais peixe no mar!»”.

Fiquem-se com a letra:

My life is brilliant.
My love is pure.
I saw an angel.
Of that I'm sure.
She smiled at me on the subway.
She was with another man.
But I won't lose no sleep on that,
'Cause I've got a plan.

You're beautiful.
You're beautiful.
You're beautiful, it's true.
I saw your face in a crowded place,
And I don't know what to do,
'Cause I'll never be with you.

Yeah, she caught my eye,
As we walked on by.
She could see from my face that I was,
F#cking high,
And I don't think that I'll see her again,
But we shared a moment that will last till the end.

There must be an angel with a smile on her face,
When she thought up that I should be with you.
But it's time to face the truth,
I will never be with you.

E com a música:



E com o meu "adeus".

Sem comentários: