quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Melhor que Ficção

A série Casa Pia está a chegar ao fim, após 7 temporadas. Quanto a mim, eu acho que até a temporada mais forte foi a 1ª, mas só porque na altura era tudo uma grande novidade. Tenho pena que tenham largado algumas personagens pelo meio e viu-se o esforço que fizeram agora em Novembro para lançar a última (esperamos) temporada com toda esta parangona de "alegações finais". Talvez a parte mais original do processo tenha sido a história paralela do Envelope 9 que começou na 4ª temporada, para dar um clímax emocionante no fim dessa mesma temporada. Mas com o decorrer da 5ª temporada, a história foi esmorecendo e desapareceu. O que é uma pena pois envolvia actores espectaculares como o Presidente da República.
Eu tenho pena de uma coisa. Os vilões são sempre os mesmos (e vão somando... ou subtraíndo no caso do Herman José, que não se deu bem com as audiências. Basicamente era um vilão demasiado estranho.) mas só há um herói que é contínuo durante toda a série: a Catalina Pestana. Mas ainda não vi o love interest dela a entrar em cena (muitos blogs especulam sobre João Aibéo. Eu não tenho tanta certeza). Nem sequer há um desgraçado de um sidekick para o lado cómico. As personagens do lado dos bons são muito inconstantes... Enfim. Não se pode ter tudo.
Espero que eles estejam a pensar num final bombástico com muita emoção para esta temporada. Só acho estranho que ainda não tenham editado nenhuma compilação desta série nacional que se portou relativamente bem (até para os padrões internacionais). Talvez estejam a pensar lançar para o Natal de 2009. Não sei...
De qualquer das formas também devo acrescentar que há outras séries a nível nacional que são dignas de nota. O Apito Dourado (com 4 temporadas, até agora. A manobra do Eu, Carolina, no fim da 2ª, como clímax, foi, sem dúvida, muito boa), o Caso BCP (que, tristemente, só teve 1 temporada... ao que parece o Joe Berardo começou a atirar dinheiro aos argumentistas e tiveram de a cancelar, antes que alguém se magoasse) e a Saga Amaral (a minha preferida, que começou com Joana e continuou com Maddie. Já vai na 5ª temporada e marca por ser a primeira série verdadeiramente internacional, tendo como principais vilões os sinistros McCann, introduzidos na 3ª temporada, que puxam pelos cordelinhos nas sombras).

NOTA DE FUNDO: Como já sei que muita gente se vai chocar com o que digo aqui, eu quero deixar uma nota a dizer que o objectivo deste post, se bem que de uma maneira um pouco tortuosa, é criticar a maneira como os media estão a tratar deste, e doutros casos. É que parece que estamos a ver séries de thriller de conspiração (tipo Lost ou Prison Break), mas em tempo real.

Sem comentários: