terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Frustração Musical 4 - Silly Love Songs

Falemos do Orelhinhas! UIII! Já tenho metade do Mundo a cair-me em cima! “É um coelhinho tão fofinho!” “Tão querido!” “Não merece ser enxovalhado!” “Tão ternurento!”.
OK… Como pôr isto de uma maneira que não choque ninguém. Nos anúncios eles dizem: “Queres tornar os teus encontros ainda mais românticos? Põe a música do Orelhinhas a tocar…” O QUÊ??? O QUÊ???!!!... Vamos lá pensar em música para um jantar romântico: Have I Told You Lately do Van Morrisson, Wonderful Tonight do Eric Clapton, My Heart Will Go On da Celine Dion, Fascinação da Elis Regina, e A Música do Orelhinhas
OK… Ahm… Importas-te que eu me vá embora… Não é por seres feia! NÃOOO! Mas é que eu tenho de… dar de comer ao gato e… passar a ferro a minha roupa para amanhã… levar o lixo lá para fora e… vá… Tchau.” E depois o tipo chega a casa vai tomar um duche bem frio e depois bloqueia a rapariga no MSN e apaga-a da lista de contactos do telemóvel (porque somos todos muito modernos). Porque qualquer música que tenha na letra: “És mais fofo que um pão-de-ló/Dou-te beijinhos de esquimó.” não é música para pessoas que tenham os cinco alqueires bem medidos… E porquê? Experimentem vocês mesmo, num jantar de família, com todas as pessoas presentes, levantar-se e ir dar um beijinho de esquimó ao pão-de-ló que a vossa avó fez. E se for no pão-de-ló da Ti Piedade (disponível no supermercado mais próximo) arriscam-se a ficar com o nariz lambuzado com doce de ovos. Para não falar que é um raio de uma comparação que poderia fazer o Freud passar uma tarde entretido. Estar a comparar o namorado com um pão-de-ló da Ti Piedade é estar a insinuar demasiado. Porque um pão-de-ló da já referida Ti Piedade quando está ao calor fica rijo que nem calhaus e se for manuseado com pouco cuidado pode rebentar antes de chegar à mesa e ficar uma mistela intragável coberta de doce de ovos. Ahm… E de momento só me lembro de mais duas coisas que correspondem à descrição. Uma delas é um ponto negro. E sendo um pão-de-ló uma coisa para ser comida… Para não falar que estamos a falar num coelhinho a cantar enquanto segura o quê? Uma cenoura! Mais explícito seria por o Orelhinhas a segurar uma banana (embora isso fosse muito José Cid, só lhe ficavam a faltar os óculos de sol) ou uma batata doce… Tirem vocês as vossas conclusões. As minhas foram tomar uma Aspirina e descansar um pouco.
Saltemos por cima deste momento “Floribela encontra Quim Barreiros”… ou, quanto muito, “encontra Luciana Abreu”. A seguir na letra vem: “És o meu sonho mais bonito/Meu peluche favorito”. Passemos a parte da análise freudiana (acho que toda a gente já percebeu a ideia) e concentremo-nos neste detalhe: Quem é que chama ao namorado “peluche”. Mulheres! Insurgi-vos contra esta infâmia! Digam de vossa justiça o que acham de chamar ao vosso namorado de “peluche”! Contem qual foi o desgosto que tiveram da última vez que chamaram “peluche” ao vosso namorado (agora, sem dúvida, ex-namorado)? Qualquer homem que se preze não se quer ver-se na posição castrante de ser chamado de “peluche”. A não ser que seja larilas e então, más notícias para vocês, raparigas, porque não o vão ter por muito mais tempo.
Não imagino a cheri/A coisa mais doce que vi”. Esta é a estrofe que eu conheço na minha cabeça como a “Lili Caneças sob o efeito de cannabis.” Esta estrofe deve ter demorado a inventar. É preciso uma grande imaginação (e força de vontade… e mau gosto) para se inventar isto. É preciso estar no estado de espírito certo. Na verdade, o máximo que eu estive de inventar uma coisa parecida foi de estar um dia inteiro a ver a TVI, começando com o Você na TV!, continuando com As Tardes da Júlia e terminando em beleza com uma dose dupla de Morangos com Açúcar, tudo isto enquanto fumava coca e lia os artigos escritos para a Educar para Servir. Isto deve ser condecorado com a medalha de ouro da piroseira do ano.
És a minha estrela guia/Sem ti não tenho alegria”. Sem dúvida o Avô Cantigas esteve a trabalhar nesta estrofe. Porque esta parece ter sido escrita por um miúdo de 4 anos que mal sabe desenhar um “A” e andou a abrir um dicionário a tirar palavras ao acaso. Ou então abriu um folhetim daqueles dados nas igrejas com as músicas que o coro canta e decidiu inventar a segunda estrofe.
E, finalmente, temos o “nanananananananana” que é a maneira mais fácil e menos constrangedora de preencher tempo. É o típico acabamento ao estilo Português Suave. Em vez de pintar as paredes, pôr azulejos de casa-de-banho ou misturar pedrinhas com cimento e espalhar pela parede. Desta vez não é preciso inventar mais letra (o que é um alívio tanto para o letrista como para o ouvinte) e serve de interlúdio musical para uma pessoa poder respirar antes de se lançar para a estrofe seguinte. No entanto não deixa de ser aquela música para encher chouriços.
Quanto ao resto da canção continua ao mesmo nível: Deprimente, lamechas e pindérico. Ou, como em bom português, daquele que tem pêlos no peito e passa o dia a espalhar tareia pelas tabernas e a andar aos SS pela rua sob efeito de espirituosos, esta música é azeiteira que até dói (que grande insulto está a pensar o meu sub-consciente).
Aqui fica o vídeo:





E aqui a letra, só para seguirem com a música...

És o meu grande amor
Sem ti a vida não tem cor
Abraçar-te todo o dia
A vida tem magia

Abraçinhos e beijinhos
Vou-te dar muitos miminhos
Do fundo do coração
É para ti esta canção

Nanananananananaanananananaaaa….

És mais fofo que um pão de ló
Dou-te beijinhos de esquimó
És o sonho mais bonito
Meu peluche favorito

Não imagino a cheri
A coisa mais doce que vi
És a minha estrela guia
Sem ti não tenho alegria.

E já agora, parte dos comentários do Youtube, que são quase tão espectaculares como a própria música:

"Lindo!!! Como as mais lindas historias de amor... Obrigado amor por existires, amo-te." (É que é IGUALZINHO!...)
"Adoro este coelhinho e tao fofo canta tao bem e mesmo amoroso. Ah! E mais uma coisa k n gosta n deixe comentarios." (O Orelhinhas e o Sinatra a fazerem um dueto... UI! Até fervia!)
"Apetece-me vomitar OMG" (Como o compreendo)
"Esta e para ti FILIPE para qe nunca te esqeças de mim!!!" (O Filipe deve estar rejubilante)
"opa.!!!e um videu msm kidh.!!!n xei.!!1max u kuelhinh e a koiz maix ffa k ja vi.!!!max kidh.!!!1opa u kuelhu e ffo a muzik e wind.!!!e msm um videu prefeith.!!! " (Pede-se um tradutor de polaco)
"Apaixonei.me por este coelhinho!!!! alias, n dvo ter sido a única... ker dzr km é k resiste a esta coisinhah fofahhh.... hehe" (O Orelhinhas e o George Clooney, não sei quem tem mais sex-appeal...)
"Filho lindo..é para ti esta canção..Tua sempre mãmã." (É sempre triste ver crianças mal-tratadas.)

OK, para todos os que não tomaram arsénico a meio e conseguiram chegar até ao fim, eu despeço-me com a minha maior estima e com um chuto no derrière! Porquê? Porque me apetece.Tenho de ir tomar um Xanax 2 mg e ir dormir um pouco. Fiquem por aí.

Sem comentários: