domingo, 25 de janeiro de 2009

Vaca Descendo uma Escada

Depois da Cow Parade, temos agora vacas verdadeiras pelas ruas da cidade, tal como já tive o prazer de referir aqui. Mas o mais giro é que nem sequer são açoreanas. Não, não... São da Moita! Eu apercebi-me logo disso pelo sotaque delas.
Mas, do que eu verdadeiramente gosto é das declarações do Secretário Açoreano da Agricultura, que tem o nome extremamente apropriado de Noé. E então, o que é que o Noé disse? Ele proferiu precisamente isto: «As pessoas até podem visitar os Açores com facilidade e verificar como é que os animais são tratados.» Agora imaginem isto mas sem se perceber metade das palavras.
É que era precisamente isso que eu estava neste momento a pensar. Ir aos Açores para VERIFICAR como é que as vacas estão a ser tratadas. Ver as Sete Cidades é secundário. O que eu vou lá para ver VACAS. E para ver também o senhor da Agros, que, por falar à maneira seca e desprovida de idiossincrasias de Lisboa (que é uma espécie de letra Arial dos sotaques), também deve vir da Moita. Só que lhe tiraram a etiqueta da orelha.
Se até aqui é bom, só pode melhorar. É verdade! A seguir diz-nos: «As organizações ou pessoas que levantam essas questões, por ventura, nunca se levantaram da sua secretária.». O quê? Malandros! Marotos! Maus! Porque será que eles nunca foram aos Açores verificar as vacas? Grandes idiotas! É que se o Noé fosse uma dessas pessoas dessas organizações, teria ido LOGO verificar as vacas açoreanas. Passava um fim de semana a saltitar de ilha em ilha a ver se elas estavam todas bem. E, ainda por cima sendo vacas da Moita. E estamos nós a falar da Praça de Espanha em Lisboa! Eu estou falar no Ruanda e depois vêm-me dizer que na Suécia as pessoas vivem muito melhor (apesar do IKEA). Podem ir lá verificar! São das pessoas que melhor vivem no Mundo!
E ainda acrescenta que o anúncio foi feito para retratar a realidade açoreana das vacas em que, ao contrário de outros pontos do país, as vacas não estão confinadas a espaços muito limitados. É que as vacas estão em lugares super-hiper-mega-ri-espaçosíssimos como... uma cerca no centro da Praça de Espanha. Aquilo tem o tamanho de dez campos de futebol e mais umas quantas piscinas olímpicas em cima! UI!
Foi bom, não foi. Pois ainda há mais! A cabecinha do Paulo Moura Mesquita ainda acrescentou inteligência a este caldo. Pois que ele disse: «Estamos a falar das dez vacas mais bem tratadas e acompanhadas do país, que têm dois polícias municipais, dois tratadores e um veterinário.» Mas... então as vacas mais bem tratadinhas do país estão nos Açores? Ai, Noé, que vai aí a ASAE e fecha-te a Arca por falta de condições... Para não falar que aquelas vacas têm direito a dois polícias municipais. DOIS! Cá em casa, tenho algum polícia municipal? Não... É que se existe algo extremamente importante para uma vaca é um Polícia Municipal! É vê-los aos magotes, ao pé das explorações de bovinos. É aí e no Festival do Sudoeste! Se há sítio onde há um menor rácio de gado bovino por polícia, só se for a Assembleia da República...
Fiquem por aí que eu vou preencher o meu cupão para ver se consigo ganhar um telemóvel da Hello, Kitty.

Sem comentários: